Motivação em Vendas

(Como ativar comportamentos direcionados para objetivos)

Métodos

O workshop sobre Motivação organizado pela Boost tem a particularidade de ser totalmente feito à medida das necessidades empresariais reportadas por cada cliente.

Esta formação contempla as teorias mais recentes sobre as novas tendências das ações motivacionais, associadas a exercícios práticos que simulam casos verdadeiros.

Desta forma, o participante tem a possibilidade de desempenhar o papel de líder de equipa, agindo como motivador em situações que encenam uma situação real associada a uma equipa de vendas.

Com este curso de Motivação, domine o mais precioso instrumento de comunicação, indispensável para os profissionais que pretender atingir os objetivos propostos e também para as próprias equipas comerciais em que estão inseridos.

Objetivos

No final do workshop de Motivação, o formando vai estar apto a:

– Identificar as características das diversas tarefas inerentes às atividades da sua equipa.

– Diagnosticar o perfil dos elementos da sua equipa e desenvolver as ações mais adequadas para potenciar os seus desempenhos.

– Utilizar uma ferramenta que lhe permite agir de forma ajustada à(s) pessoa(s) e às mais variadas situações.

Duração

1 ou 2 dias

Público-alvo

Líderes/gestores de equipas comerciais

Programa

  • Motivação intrínseca e extrínseca
    • A motivação intrínseca como determinante-chave e a extrínseca como mediadora
    • Motivação, perfil das tarefas e bugs motivacionais
    • Clima e equidade como catalisadores “externos”
    • Sentido, mestria e autonomia como catalisadores “internos”
    • Retribuição material e emocional como catalisadores da motivação extrínseca.
  • Diagnóstico: o raio-X de pessoas e tarefas
    • Tipos de tarefas: algorítmicas e heurísticas
    • A maturidade: querer fazer e saber fazer
    • A matriz da equipa
    • Curva de aprendizagem, potencial e esperança
    • Pessoas e equipas: grau de heterogeneidade
  • Comunicação e motivação
    • A comunicação como ferramenta de comunicação
    • Intenção comunicacional, equidade, clareza e estilos: dirigir, persuadir, envolver, delegar
    • Carácter contextual e transitório dos estilos comunicacionais
    • A evolução das pessoas e dos grupos
  • Motivação em ação
    • O match tarefa/pessoa/pacotes de estímulos
    • Indicadores de performance
    • O pack dos estímulos materiais e os seus impactos
    • O pack dos estímulos emocionais e os seus impactos
    • A construção de uma narrativa como catalisador das ações das pessoas e grupos
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Três razões para participar

  1. Porque a motivação é algo que se vê diariamente nos comportamentos que os comerciais expressam.

  2. Porque os estímulos que movem as forças de vendas variam, por um lado, em função das suas características e níveis de desenvolvimento pessoal e, por outro, tendo em conta as especificidades das tarefas.

  3. Porque a eficácia da motivação não se restringe a ações pontuais, mas estende-se a uma prática de liderança diária.