Toca a vender

(Seja um solista de sucesso e saiba como tocar verdadeiramente o seu cliente)

Métodos

O Toca a vender é uma atividade que integra os outdoors formativos Boost e que tem como principal objetivo estabelecer – de forma interessante, divertida e ajustada às necessidades efetivas de cada empresa – um paralelismo permanente entre as fases de um processo de criação musical e as etapas inerentes à venda de um produto ou serviço.

Para isso, alguns músicos profissionais distribuem tambores pelos participantes, dispostos em dois grupos, e convidam-nos a conhecer o instrumento e a interagir com ele em seis fases distintas: preparação, adaptação, comunicação, persuasão, improviso e fecho.

Durante esta sessão, cada equipa vai explorar as suas aptidões e características e produzir assim uma peça musical diferenciada. No final, o desafio é reunir todos num só grupo para que este realize um concerto harmonioso, singular e que gere emoções positivas na respetiva audiência.

Ao longo do exercício Toca a vender cabe ao formador – que assume o papel de “maestro” – ir afinando a banda ao fazer a ponte entre a aplicação da linguagem musical às técnicas de vendas associadas.

Com esta formação “sui generis”, o objetivo é que os comerciais saibam utilizar as suas ferramentas técnicas e de comunicação de forma individual e coletiva (a solo ou em contexto de banda) para criar experiências únicas e marcantes no sentido de contagiar e de tocar o seu cliente.

Objetivos

No final da experiência Toca a vender, os participantes estão aptos a:

  • Identificar as várias fases pelas quais um bom comercial tem de passar até conseguir chegar e tocar verdadeiramente potenciais compradores de um determinado produto ou serviço.
  • Desenvolver um trabalho que marque realmente a diferença e que proporcione ao comprador uma experiência interessante e fora do vulgar.
  • Trabalhar em equipa, reforçando laços entre as pessoas e potenciando as características individuais de cada elemento em prol de um esforço de grupo.

Duração

3 horas

Público-alvo

Equipas comerciais (até 100 pessoas, ideal para efeitos de team building)

Programa

Percorrer as seguintes fases no papel de músico e paralelamente no de vendedor

Preparação
O músico conhece os ritmos, as pautas, os outros instrumentos e respeita-os. O comercial conhece o mercado e os produtos, a sua empresa, a equipa e as suas responsabilidades

  • Ação:
    • Atribuição dos instrumentos aos participantes
    • Primeiro contacto com os instrumentos
    • Ensino das técnicas básicas que permitem tocar cada um deles
    • Atribuição de funções

Adaptação
O músico moldado aos restantes membros, ao estilo de música, ambiente e público. O comercial adapta o estilo de venda ao produto, ao enquadramento e ao perfil do cliente

  • Ação:
    • Escolha do tipo de ritmo a aprender
    • Conhecer a história e a sonoridade desse ritmo para mais facilmente o conseguir sentir, interiorizar e comunicar ao público

Comunicação
A capacidade do músico ouvir os outros, responder no mesmo estilo e seguir o ritmo; as dinâmicas e os gestos como reforço da comunicação. No comercial, a capacidade de observar, escutar e fazer perguntas demonstram confiança e dão credibilidade ao discurso

  • Ação:
    • Os participantes começarão a praticar a peça musical, orientados pelo seu monitor
    • As capacidades de ouvir os outros, de seguir o ritmo e de responder em sintonia serão bastante praticadas até todos soarem de forma clara

Persuasão
A coreografia e as dinâmicas no músico. No comercial, a energia, a vitalidade a positividade e a alegria no discurso

  • Ação:
    Nesta altura serão introduzidos dois novos desafios a acrescentar à peça: as dinâmicas e as acentuaçõe e a coreografia

Improviso
No músico e no comercial, técnica e criatividade

  • Ação:
    Nesta fase serão escolhidos alguns participantes para improvisarem num momento específico da peça – será, por isso, explicada a técnica que está por detrás do improviso na música

Fecho
O fecho apoteótico e a vontade de ouvir de novo celebram o encerramento do espetáculo musical. No comercial, os next steps bem definidos, a eficácia e rapidez no final e pós-venda tendem a fidelizar o cliente

  • Ação:
    As equipas que até aqui tinham estado em salas diferentes irão juntar-se num único espaço para tocar as suas peças sendo que a surpresa é que elas encaixam uma na outra, constituindo uma única música
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Três razões para participar

  1. Porque o caráter experiencial e divertido destas ações envolve os participantes de uma forma tão intensa que torna esta vivência numa memória muito útil para novas situações.

  2. Porque a utilização de metáforas e de analogias ligadas à música fortalece a apreensão de conceitos e de comportamentos a ter nos mais variados casos.

  3. Porque a dinâmica criada entre as equipas, inicialmente separadas e depois unificadas, reforça simultaneamente competição e cooperação com ganhos para toda a força de vendas.