Métodos
O workshop sobre Trade marketing organizado pela Boost é totalmente possível de adaptar tendo em conta as necessidades detetadas por cada cliente.
Ao longo desta formação, serão abordados conceitos teóricos que os participantes irão concretizar posteriormente ao desempenhar o papel de um diretor comercial e ao desenvolver um plano de Trade marketing (ligado essencialmente aos canais de distribuição) para implementar junto dos seus
Objetivos:
No final do workshop de Trade marketing, o participante irá:
– Compreender melhor a importância da aplicação das variáveis do marketing mix (produto, preço, distribuição e comunicação) no ponto de venda e o impacto que poderá ter nas vendas a implementação de um plano de trade marketing.
– Do merchandising à gestão de categorias, o participante irá ter acesso a ferramentas que permitirão a acessibilidade, disponibilidade e visibilidade da sua marca num ponto de venda com o objetivo de potenciar os seus negócios.
Duração
2 dias
Público-alvo
Área de vendas
Programa
- O que é o Trade Marketing
- Shopper vs Consumidor
- A decisão de compra
- Compras planeadas vs compras por impulso
- Fatores que influenciam as decisões de compra
- As missões de compra
- As ferramentas do Trade Marketing
- A gestão de categorias
- Preparação: dados de mercado, cliente, shopper
- Árvore de decisão de compra e segmentação
- Recomendação de sortido
- Análise Quota Mercado vs Quota Linear
- Planogramas
- Comunicação e promoções
- Tipo promoções
- Comunicação in store
- Ferramentas do Fabricante e Retalhista. Como tirar o máximo de sinergias?
- A eficácia das promoções
- Avaliação de promoções: ROI
- O Preço
- Merchandising e Gestão Linear
- O que é o Merchandising
- Os cinco princípios-base do Merchandising
- O trinómio Acessibilidade, Disponibilidade e Visibilidade
- As vantagens do Merchandising
- Display & Space Management
- Make it happen
- Execução no ponto de venda: como garantir o melhor espaço no linear?
- Second Placement: como potenciar as vendas em espaços adicionais?
- Material ponto de venda: quais os materiais mais eficazes? Como implementar?
- Comunicação na loja: como chamar a atenção para o nosso produto na loja?
- Promoções: que tipo de promoção implementar?
- A gestão de categorias
Três razões para participar
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Porque o shopper procura uma experiência de compra simples, a qual passa pela facilidade em encontrar os produtos e as respetivas promoções na loja.
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Porque os retalhistas nem sempre conseguem assegurar a acessibilidade, disponibilidade e visibilidade dos produtos e, na prática, o que não se vê, não se compra.
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Porque o merchandising é um dos fatores-chave para influenciar o comportamento do shopper, ajudando a tornar a experiência de compra única.