Trade Marketing

(A ponte mais eficiente entre o marketing e o serviço das vendas)

Métodos

O workshop sobre Trade marketing organizado pela Boost é totalmente possível de adaptar tendo em conta as necessidades detetadas por cada cliente.

Ao longo desta formação, serão abordados conceitos teóricos que os participantes irão concretizar posteriormente ao desempenhar  o papel de um diretor comercial e ao desenvolver um plano de Trade marketing (ligado essencialmente aos canais de distribuição) para implementar junto dos seus

Objetivos:

No final do workshop de Trade marketing, o participante irá:

– Compreender melhor a importância da aplicação das variáveis do marketing mix (produto, preço, distribuição e comunicação) no ponto de venda e o impacto que poderá ter nas vendas a implementação de um plano de trade marketing.

Do merchandising à gestão de categorias, o participante irá ter acesso a ferramentas que permitirão a acessibilidade, disponibilidade e visibilidade da sua marca num ponto de venda com o objetivo de potenciar os seus negócios.

Duração

2 dias

Público-alvo

Área de vendas

Programa

  • O que é o Trade Marketing
  • Shopper vs Consumidor
  •  A decisão de compra
    •  Compras planeadas vs compras por impulso
    •  Fatores que influenciam as decisões de compra
  • As missões de compra
  • As ferramentas do Trade Marketing
    • A gestão de categorias
      •  Preparação: dados de mercado, cliente, shopper
      •  Árvore de decisão de compra e segmentação
      •  Recomendação de sortido
      •  Análise Quota Mercado vs Quota Linear
      •  Planogramas
    • Comunicação e promoções
      • Tipo promoções
      • Comunicação in store
      • Ferramentas do Fabricante e Retalhista. Como tirar o máximo de sinergias?
      • A eficácia das promoções
      • Avaliação de promoções: ROI
    • O Preço
    • Merchandising e Gestão Linear
      • O que é o Merchandising
      • Os cinco princípios-base do Merchandising
      • O trinómio Acessibilidade, Disponibilidade e Visibilidade
      • As vantagens do Merchandising
      • Display & Space Management
    • Make it happen
      •  Execução no ponto de venda: como garantir o melhor espaço no linear?
      •  Second Placement: como potenciar as vendas em espaços adicionais?
      •  Material ponto de venda: quais os materiais mais eficazes? Como implementar?
      •  Comunicação na loja: como chamar a atenção para o nosso produto na loja?
      •  Promoções: que tipo de promoção implementar?
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Três razões para participar

  1. Porque o shopper procura uma experiência de compra simples, a qual passa pela facilidade em encontrar os produtos e as respetivas promoções na loja.

  2. Porque os retalhistas nem sempre conseguem assegurar a acessibilidade, disponibilidade e visibilidade dos produtos e, na prática, o que não se vê, não se compra.

  3. Porque o merchandising é um dos fatores-chave para influenciar o comportamento do shopper, ajudando a tornar a experiência de compra única.