À volta dos tachos

(Uma simples refeição para promover um complexo trabalho em equipa)

Métodos

A atividade À volta dos tachos faz parte da nossa oferta a nível de outdoors formativos e é totalmente personalizável de acordo com as necessidades efetivas que cada empresa detetar.

Este exercício tem como principal objetivo promover de forma criativa o trabalho em equipa, nomeadamente entre departamentos da mesma empresa (cliente interno), através da analogia entre os inúmeros passos inerentes à confeção e à apresentação cuidada de uma refeição.

Inicialmente, os participantes são divididos em dois grupos de trabalho, estabelecendo-se assim um ambiente lúdico que cria um paralelismo com áreas ou departamentos organizacionais diferentes. Neste caso: sala e cozinha

Numa primeira fase, e seguindo sempre as orientações de um chef, todos os elementos vão estar envolvidos no planeamento, na organização e na preparação de um prato (comunicação e ação intradepartamental).

Na segunda etapa, as duas equipas têm de tratar de todos os fluxos necessários para assegurar posteriormente um serviço final eficaz e cuidado (comunicação interdepartamental).

Na terceira e última parte, os grupos servem, então, o menu preparado em colaboração com os vários membros, pondo assim em prática todas as competências adquiridas nas fases 1 e 2 (ações interdepartamentais).   

Deste modo, a qualidade e a originalidade das refeições e do serviço de mesa estão dependentes da responsabilidade, dedicação, entusiasmo e grau de envolvimento de cada elemento nas mais diversas tarefas. 

Este workshop outdoor permite aos participantes perceber melhor como realmente é importante efetuar um diagnóstico rigoroso das preferências do cliente, escolher de forma eficiente os produtos, preparar os mesmos cuidadosamente, utilizar técnicas inovadoras e ajustadas a cada situação e ter atenção especial aos pormenores.

No fundo, ao importar esta atividade culinária para uma realidade empresarial, o decalque põe em evidência como cada tarefa isolada pode fazer a diferença no âmbito de uma estrutura organizacional complexa e como o verdadeiro sucesso de qualquer equipa depende essencialmente do contributo efetivo de cada um.

Objetivos

No final da experiência À volta dos tachos, os participantes terão desenvolvido competências a nível de:

  • Perceber melhor a importância de planear cada passo inerente à sua função e quais as consequências/impacto que isso terá a nível de trabalho em equipa.
  • Promover laços interpessoais no sentido de garantir um trabalho individual e coletivo mais eficiente e com melhores resultados (cliente externo).
  • Criar climas mais cooperativos e menos competitivos entre os vários departamentos e áreas de atividade da mesma empresa (cliente interno).

Duração

Um dia

Público-alvo

Equipas comerciais (até 100 pessoas, ideal para efeitos de team building)