Métodos
A atividade À volta dos tachos faz parte da nossa oferta a nível de outdoors formativos e é totalmente personalizável de acordo com as necessidades efetivas que cada empresa detetar.
Este exercício tem como principal objetivo promover de forma criativa o trabalho em equipa, nomeadamente entre departamentos da mesma empresa (cliente interno), através da analogia entre os inúmeros passos inerentes à confeção e à apresentação cuidada de uma refeição.
Inicialmente, os participantes são divididos em dois grupos de trabalho, estabelecendo-se assim um ambiente lúdico que cria um paralelismo com áreas ou departamentos organizacionais diferentes. Neste caso: sala e cozinha
Numa primeira fase, e seguindo sempre as orientações de um chef, todos os elementos vão estar envolvidos no planeamento, na organização e na preparação de um prato (comunicação e ação intradepartamental).
Na segunda etapa, as duas equipas têm de tratar de todos os fluxos necessários para assegurar posteriormente um serviço final eficaz e cuidado (comunicação interdepartamental).
Na terceira e última parte, os grupos servem, então, o menu preparado em colaboração com os vários membros, pondo assim em prática todas as competências adquiridas nas fases 1 e 2 (ações interdepartamentais).
Deste modo, a qualidade e a originalidade das refeições e do serviço de mesa estão dependentes da responsabilidade, dedicação, entusiasmo e grau de envolvimento de cada elemento nas mais diversas tarefas.
Este workshop outdoor permite aos participantes perceber melhor como realmente é importante efetuar um diagnóstico rigoroso das preferências do cliente, escolher de forma eficiente os produtos, preparar os mesmos cuidadosamente, utilizar técnicas inovadoras e ajustadas a cada situação e ter atenção especial aos pormenores.
No fundo, ao importar esta atividade culinária para uma realidade empresarial, o decalque põe em evidência como cada tarefa isolada pode fazer a diferença no âmbito de uma estrutura organizacional complexa e como o verdadeiro sucesso de qualquer equipa depende essencialmente do contributo efetivo de cada um.
Objetivos
No final da experiência À volta dos tachos, os participantes terão desenvolvido competências a nível de:
- Perceber melhor a importância de planear cada passo inerente à sua função e quais as consequências/impacto que isso terá a nível de trabalho em equipa.
- Promover laços interpessoais no sentido de garantir um trabalho individual e coletivo mais eficiente e com melhores resultados (cliente externo).
- Criar climas mais cooperativos e menos competitivos entre os vários departamentos e áreas de atividade da mesma empresa (cliente interno).
Duração
Um dia
Público-alvo
Equipas comerciais (até 100 pessoas, ideal para efeitos de team building)